Publicado por: Felipe Pilleggi | julho 20, 2012

Global Mapper – View Shed Tool

Ferramenta View Shed Tool do Global Mapper v12

Ferramenta que possibilita o cálculo de visibilidade e alcance de um ponto sobre um modelo de elevação. Na prática, utilizado principalmente para projetos de torres de transmissão.
O primeiro passo é carregar um raster com elevação, ou mesmo um modelo digital de terreno. Feito isso, clique no icone View Shed Tool conforme destacado na figura abaixo:

Uma ferramenta no cursor será habilitada. Defina, sobre o mapa, seu ponto de interesse para aplicar a ferramenta, clicando com o botão esquerdo. Uma nova janela de configurações deve abrir, conforme imagem abaixo:

Nesta janela, são apresentadas diversas características que podem ser definidas para o cálculo de visibilidade. Como teste, iremos definir uma altura para a torre de transmissão, em relação a elevação específica do ponto que foi escolhido: Transmitter Elevation: 15 Meters Above Ground, ou seja, 15 metros acima do terreno. Outra característica que podemos alterar para um teste simples é a View Radius, tal qual define o raio de alcance de sua torre de transmissão. Neste caso, podemos utilizar 1 Kilometers (1 quilômetro)para que o processamento seja rápido. Será iniciado o cálculo de visibilidade.

Sobre seu modelo de elevação, deve aparecer a geometria correspondente ao cálculo de visibilidade, algo como a imagem abaixo:

Uma torre de 15 metros sobre este terreno específico, com um raio de 1km de alcance, estas serias as possíveis áreas de alcance. Vamos analisar em 3D como isso é representado. Clique na ferramenta VIEW 3D do Global Mapper, conforme figura abaixo:

Ambiente 3D

Ao abrir o ambiente 3D, tente navegar até o ponto da torre de transmissão, utilizando a ferramenta Rotate The View para rotacionar e a rodinha (scroll) do mouse para aproximar ou afastar. Quando estiver próximo ao ponto da torre, simule a visualização para todos os lados do mapa, para assim confirmar se o cálculo de visibilidade foi feito de forma correta. Abaixo, um exemplo desta situação:

O que está em vermelho, representa exatamente todas as áreas de visibilidade do seu ponto/torre de transmissão. Qualquer obstáculo físico irá interromper a visibilidade, e desta forma todo e qualquer terreno além deste obstáculo, não estará dentro do raio de visão.

Qualquer dúvida ou crítica entre em contato,

Felipe Pilleggi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: