Publicado por: Felipe Pilleggi | outubro 2, 2008

AUTOCAD MAP 3D 2009

AutoCAD Map 3D 2009

Funcionalidades

Desenvolvido sobre a nova plataforma AutoCAD 2009
O AutoCAD® Map 3D 2009 foi desenvolvido com base no mais recente lançamento do AutoCAD® e melhorado com um conjunto de ferramentas geoespaciais. Contém todas as ferramentas e funcionalidades do AutoCAD 2009, que é instalado automaticamente com o AutoCAD Map 3D 2009, para que saiba que está a trabalhar com software comprovado, fiável e líder da indústria.

Sistemas de coordenadas geográficas
Trabalhe com mais de 4 000 sistemas de coordenadas reais ou defina o seu próprio sistema de coordenadas personalizado. Utilize ferramentas tais como Transform, Rubbersheeting e verificação de coordenadas para georreferenciar com precisão os seus dados de projecto AutoCAD.

Acesso directo a dados
O AutoCAD Map 3D integra dados CAD e de sistemas de informação geográfica (SIG). Aceda directamente e altere dados espaciais que residem numa variedade de fontes de dados, incluindo formatos de ficheiros tais como DWG™ e ESRI SHP e bases de dados tais como Oracle® e ESRI® ArcSDE® ou utilize Oracle, Microsoft® SQL Server™ e MySQL® para armazenar dados espaciais sem middleware dispendioso. Aceda a imagens raster e a serviços Web, tais como WMS e WFS para tirar partido de fontes de dados públicas. Acesso directo significa que não há conversões de dados, o que ajuda a garantir a integridade destes.

Intercâmbio de dados
O AutoCAD Map 3D é compatível com todos os principais softwares de projecto e SIG, pelo que pode ler, gravar e converter dados entre formatos normalizados, incluindo DWG, Arc/Info® Coverages, SHP e ESRI E00, MapInfo MIF/MID™, MapInfo TAB, MicroStation® DGN (V7 e V8), Generalised Markup Language (GML 3.1.1) Ordnance Survey MasterMap (DNF) (GML2, apenas de leitura), Vector Product Format (VPF, apenas de leitura), Autodesk SDF e Spatial Data Transfer Standard (SDTS, apenas de leitura). Após trabalhar os dados, pode mantê-los num ficheiro DWG, convertê-los para um ficheiro externo ou movê-los para uma base de dados espacial.

Limpeza de dados

Automatize a correcção de erros comuns de desenho e digitalização, que é frequentemente demorada, utilizando ferramentas de limpeza de dados. Elimine duplicados e objectos de dimensão inferior à tolerância definida, efectue extends automáticos, quebras de linha nas intersecções e muito mais. Ajude a facilitar a integração de dados no seu sistema SIG ou de cartografia com dados espaciais limpos e precisos.

Consultar (query) DWG
Utilizando a funcionalidade de consulta de ficheiros DWG, vários utilizadores podem aceder, procurar e editar os mesmos conjuntos de ficheiros DWG ou cartografia de base simultaneamente. Esta forma eficiente e fiável de trabalhar em colaboração com informação baseada em DWG reduz a necessidade de controlo de versão e minimiza o tempo desperdiçado à espera de dados.

Ferramentas COGO leves
As ferramentas de introdução e consulta ajudam-no a criar e medir geometria de coordenadas simples (COGO – Coordinate Geometry) para linhas, curvas, polilinhas fechadas e polígonos. Esta funcionalidade automatiza o processo de produção de cartografia, ao permitir a introdução de geometria em termos de orientação, direcção, desvio e ângulo de azimute.

Edição CAD sobre dados geoespaciais
Os dados acedidos através de tecnologia de acesso a dados FDO podem ser alterados directamente através de comandos AutoCAD padrão como Pedit, Trim, Break, Join, Offset, Extend, Rotate, Move e Cut/Copy/Paste. Altere facilmente objectos poligonais, com as novas funções de Split e Merge e utilize o novo Construtor de Expressões (Expression Builder) para povoar atributos com cálculos de dados e propriedades de objectos intrínsecas.

Classificação
Organize os objectos no seu desenho pelo seu significado real (por exemplo, estradas, lotes, cabos ou condutas de água). Quando cria um objecto utilizando a classificação de objectos, ele assume automaticamente as propriedades e valores da sua classe de objecto, mantendo a consistência e estabelecendo normas para o seu desenho. Ao aplicar uma classificação a um objecto existente ou novo, pode ficar seguro de que cumpre as suas normas tanto ao nível de dados como de representação.

Criação de mapas e estilização
As ferramentas de cartografia permitem que crie mapas que anteriormente teriam de ser criados com software específico de SIG adicional. Crie facilmente mapas estilizados que destacam características ou informações específicas, tais como delimitação de zonas, utilização do solo, datas de instalação e diâmetros de condutas e cabos e muito mais. Realce detalhes com etiquetas baseadas em atributos e que permitem texto em curvas e funcionalidade de união de segmentos. Combine dados utilizando transparência e guarde e reutilize estilos em qualquer projecto, poupando tempo e automatizando a produção de mapas. Vá para além de mapas CAD básicos em cartografia e apresentações avançadas.

Análise SIG
Responda a questões sobre os seus dados e tome decisões. Utilize informação em formatos vectoriais e tabulares e ligue os dados uns aos outros. Faça consultas de dados, crie mapas temáticos, construa topologias, crie relatórios, execute buffers, análises de percursos (tracing) e muito mais. Com as ferramentas SIG integradas, o AutoCAD Map 3D oferece uma fácil visualização e avaliação de projectos de concepção e gestão de activos.

Superfícies GRID (Raster)
Visualize e analise informação topográfica em grande escala (modelos de elevação digitais (DEM) e ficheiros ESRI GRID), para estudos de elevação, declive e exposição e crie curvas de nível e efectue estudos de iluminação solar com a possibilidade de hillshading. Utilize a funcionalidade Draping para combinar dados topográficos com fotografias aéreas e dados vectoriais para obter renderizações 3D impressionantes e reveladoras, que podem ser publicadas em ficheiros DWF™ 3D por utilizadores não técnicos para visualização em software Autodesk® Design Review gratuito.

Integração de bases de dados
O AutoCAD Map 3D proporciona suporte para bases de dados abertas e standard. Associe com facilidade objectos CAD a bases de dados utilizadas frequentemente, como, por exemplo, Microsoft® Access, e armazene com facilidade dados CAD e SIG em sistemas de gestão de bases de dados relacionais (SGBDR) conhecidas, incluindo bases de dados geridas por ESRI ArcSDE. Faça uso de modelos de dados existentes ou crie os seus próprios esquemas utilizando ferramentas simples e utilize bases de dados como Oracle, Microsoft SQL Server ou MySQL para armazenar dados espaciais sem middleware dispendioso.

Ferramentas de gestão de dados
Faça a gestão fácil e eficaz de dados espaciais em praticamente qualquer formato. Utilize ferramentas intuitivas para, de forma rápida e fácil, criar utilizadores, definir esquemas (bases de dados e ficheiros) ou carregar modelos de dados por XML Metadata Interchange (XMI) a partir de programas de modelação em conformidade com as normas da indústria. Integre e converta com facilidade dados residentes num sistema de base de dados para outro (por exemplo, de SDF/SHP para Oracle). O AutoCAD Map 3D serve de centro de gestão para grandes quantidades de dados espaciais, possibilitando o desbloqueio de informação espacial já existente e sistematização de fluxos de trabalho.

Ficheiro de dados espaciais (SDF – Spatial Data File)
O ficheiro de dados espaciais (SDF) permite a organização e gestão dos dados como entidades/objectos SIG. A capacidade de armazenamento ampliada e o desempenho mais rápido em comparação com o formato DWG fazem deste repositório de dados, fácil de gerir e baseado em ficheiros, a escolha inteligente quando não faz sentido que a empresa avance para um sistema complexo de armazenamento de dados. O SDF aceita geometrias complexas, tabelas múltiplas e indexação espacial, constituindo uma base sólida para uma suave transição para SGBDR no futuro, caso venha a ser necessário.

Metadados
Mantenha o seu investimento em dados espaciais com ferramentas para criar e editar metadados (quem, o quê, quando, onde, porquê e como) da sua informação espacial e publicá-los em formatos normalizados, incluindo ISO 19115 e 19139 e FGDC. Com a criação automática de metadados, é fácil partilhar os seus dados com outras pessoas na sua organização ou, externamente, com empreiteiros e agências.
Ferramentas de publicação
Distribua os seus dados geoespaciais, mapas e projectos numa variedade de formas que corresponda às necessidades da sua organização. Por exemplo, crie e projecte mapas no AutoCAD Map 3D e publique-os rapidamente na Internet, utilizando o software Autodesk MapGuide® Enterprise, ou distribua-os como ficheiros DWF individuais georreferenciados, livros de mapas DWF de várias folhas e impressões em papel. Ajude a garantir que os clientes e as equipas da sua organização utilizam a informação mais recente.

Extensibilidade via Open Source
Com o poder da tecnologia de acesso a dados FDO, o AutoCAD Map 3D torna fácil tirar proveito do mundo Open Source, ao alargar o acesso a dados com outros providers FDO ou Open Source a bases de dados ainda não suportadas pela Autodesk (por exemplo, ESRI Personal Geodatabase e PostGIS).
Para ser mais fácil aos programadores alargar as capacidades de FDO, a Autodesk lançou a tecnologia FDO como um projecto de Open Source através da Open Source Geospatial Foundation (OSGeo). Esta iniciativa permite aos programadores de todo o mundo tirar partido de uma potente tecnologia de acesso a dados geoespaciais.

API robustas
O AutoCAD Map 3D é fornecido com interfaces de programação da aplicação (API) .NET robustas, que as organizações podem utilizar para criar ferramentas personalizadas e automatizar procedimentos comuns.
Além disso, os softwares AutoCAD Map 3D e Autodesk MapGuide Enterprise partilham uma API geoespacial unificada, assim como tecnologia de acesso a dados FDO unificada e que pode ser utilizada para construir aplicações personalizadas que partilham lógica comercial e código comum.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: